10/09/2022 às 13:16 Prémios

FEP AWARDS 2022 - 5º Classificado Categoria Casamentos

84
3min de leitura

FEP AWARDS, o maior galardão para fotógrafos europeus !

Se em 2018 me dissessem que iria estar como finalista dos FEP AWARDS em 2022 iria me rir, pensar que estavam a brincar comigo.

Os FEP AWARDS são os prémios anuais da Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais, que nomeiam os melhores por categoria e posteriormente o vencedor geral, que recebe o galardão de Fotógrafo Europeu do Ano.

Estar nos 10 finalistas é um feito considerável, e foi com um misto de alegria e muito orgulho que soube que era um dos finalistas em 2022 na categoria de Casamentos. Mesmo semanas depois a ficha ainda não tinha caído e só começou a soar a realidade quando comecei a preparar a ida a Roma... onde simultaneamente decorreria os FEP Awards e a WPC, o campeonato do Mundo da Fotografia.

ROMA - MAIO 2022

Dias incríveis, vividos na companhia de 2 fotógrafos super talentosos, e que me dão o prazer de serem meus amigos e também críticos, e a quem devo muito ter chegado a finalista, pois sem os reparos e críticas deles não teria evoluído tanto. Por isso, viajar por Roma na companhia do Miguel Ponte e do Paulo Pinto, conversar e sentir fotografia, saber que estar ali já era uma vitória, e junto com eles conhecer fotógrafos que valorizo imenso como o Daniel Ribeiro do Brasil (vencedor da medalha de prata no WPC) e o Daniele Torella (um dos melhores fotógrafos de Itália), bem como um conjunto de outros profissionais desta arte foi incrível.

Na tarde da gala dos FEP Awards, serenamente desfrutei de uma Perini (cervejinha) com o amigo Daniel Ribeiro, e acho que até hoje o meu maior nervosismo era se o Miguel repetia a conquista de 2021 ou se era o Paulo Pinto a trazer o troféu, pois para mim tudo era novidade e acima de tudo o sentir que era um sonho realizado. Qualquer lugar que viesse ia saber a vitória. Quando entramos no auditório onde ia decorrer a cerimónia, obviamente que o nervosismo foi crescendo. Foram passando as categorias e Casamentos foi quase a última. Mais, os nervos foram aumentando conforme os lugares iam sendo anunciados e não saia o meu nome... Pensei, que sonho é este ? Pode mesmo estar a acontecer ?

Quando anunciam o meu nome já íamos no 5º Melhor Fotógrafo de Casamentos da Europa, nem queria acreditar. Quanta emoção ao subir aquele palco. Lembrei-me da família, dos amigos que acreditaram, dos casais que confiaram em mim, e acreditem foi com um sorriso gigante que recebi o diploma. Em 4º lugar ficou o amigo Miguel Ponte e o segundo melhor da europa foi o Paulo Pinto, por pouco não venceu...e merecia acreditem !


Daquelas memórias que não têm preço, 3 amigos, 3 profissionais que se apoiam, que se criticam e que os 3 ficam no TOP5 dos melhores fotógrafos da Europa de Casamentos do ano de 2021.

Somos concorrentes sim, mas nunca rivais ! E pensar que este ano nem era para ter concorrido se não fossem eles a chatear.


Como os sábios falam

"Se quiseres ir rápido vai sozinho, se quiseres ir longe vai Acompanhado" !



Esta é a fotografia oficial, uma fotografia que guardo com carinho, uma fotografia que reflecte o orgulho do trajecto, mas acima de tudo tem de ser uma fotografia que me faça trabalhar diariamente ainda mais no sentido de a cada dia entregar um melhor trabalho, melhores memórias de dias especiais.

Ambição, dedicação, trabalho, mas acima de tudo um sentido crítico enorme. Para mim não há um trabalho perfeito pois no dia seguinte já quero fazer ainda melhor.

Nota - Camisa desenhada e criada pela Roselyn Silva , uma estilista incrível, que usa os tecidos e padrões africanos para criar verdadeiras obras de arte em forma de roupa !

Não podia deixar de agradecer a todos os que me ajudaram a chegar até aqui, sejam colegas, amigos, familia, mas acima de tudo os meus noivos, esses casais maravilhosos que nunca duvidaram de mim e com os quais se criou memórias bonitas mas acima de tudo, com alguns deles, ficaram amizades para a vida !

Termino com este belíssimo retrato feito pelo amigo Paulo Pinto na Piazza di Spagna em Roma !


Grazzie mille Roma !



10 Set 2022

FEP AWARDS 2022 - 5º Classificado Categoria Casamentos

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também gostou de

05 de Abr de 2020

FOTOGRAFIA DO MÊS NUNO LOPES - ABRIL 2020 - CONCURSO FOTOGRÁFICO NUNO LOPES

03 de Mar de 2020

GLOBAL WEDDING AWARDS - FOTOGRAFO DE CASAMENTOS MAIS CRIATIVO - PORTUGAL - NUNO LOPES

25 de Fev de 2021

Lente de Ouro - Fotógrafo Revelação Internacional Casamentos 2020