Imagem capa - ESCOLHIDO COMO UM DOS TALENTOS EMERGENTES NO MUNDO DA FOTOGRAFIA DE CASAMENTOS - RANGEFINDER 30 RISING STAR WEDDING PHOTOGRAPHY por Nuno Lopes Photography

ESCOLHIDO COMO UM DOS TALENTOS EMERGENTES NO MUNDO DA FOTOGRAFIA DE CASAMENTOS - RANGEFINDER 30 RISING STAR WEDDING PHOTOGRAPHY

NOMEADO COMO UM DOS TALENTOS EMERGENTES NO MUNDO DA FOTOGRAFIA DE CASAMENTOS



Há um dia em que acordas e não podes deixar de pensar: “O que estou realmente a fazer? Sou feliz? O que está a impedir-me de perseguir os meus sonhos? ”Foi exatamente isso que me aconteceu há não muito tempo. Pensei que tinha de mudar o meu caminho. Tinha de voltar a fazer o que amo, ter um bom motivo para ficar acordado até tarde, para trabalhar duro em algo que valesse a pena.
Sim. É preciso coragem para começar tudo de novo. Como se pode mentir sobre isso? Quando a maioria dos teus amigos está estável, com filhos e profissão segura há anos, tu decides começar. Ainda para mais arriscar entrar num mundo da fotografia de casamentos cheia de talentos incríveis, em Portugal e no Mundo. 

E há uns meses, recebi um email que tive de ler e reler muitas vezes, um email que me fez perceber que estou no caminho certo, que a PAIXÃO que emprego no meu trabalho de fotógrafo está a ser recompensada.
Um email de um dos maiores prémios mundiais para fotógrafos de casamento, em especial para os que têm menos de 5 anos é considerado o MAIOR PRÈMIO POSSÍVEL. Um email dizendo que era um dos nomeados para fazer parte do concurso 30 RISING STARS da RANGEFINDER MAGAZINE.

Fui um dos cerca de 200 fotógrafos a nivel mundial a serem nomeados para poderem participar deste concurso, o que por si só significa que fui considerado um dos 200 TALENTOS EMERGENTES NA FOTOGRAFIA DE CASAMENTO !

E fomos nós, esses 200 talentos emergentes que disputamos o direito de constar numa bastante restrita lista de 30 estrelas.

Apesar de não ter conseguido ficar na restrita lista de 30 Rising Stars, o facto de estar nomeado, de ser considerado um dos talentos emergentes a nível mundial na fotografia de casamento, só me pode deixar completamente surpreso, maravilhado, e como todo o artista, sempre julgamos que o nosso trabalho não é assim tão bom. Mas hoje, dia de divulgação mundial dessa lista, tinha de compartilhar o segredo que guardo comigo desde o dia 10 de Julho de 2019 (dia da nomeação) e do dia 5 de Setembro (dia do resultado final). Tinha de extravasar a alegria de tudo o que me tem vindo a acontecer na fotografia de casamentos. 


Para quem não sabe o que é o 30 Rising Stars, trata-se de um prémio atribuido pela Rangefinder Magazine, elegendo 30 estrelas em ascensão no mundo da fotografia de casamento. A Rangefinder Magazine é uma revista de prestígio e líder no mundo em fotografia de retrato e casamento, que existe há 65 anos.

A revista Rangefinder Magazine descreve assim o seu prémio
"Nossa época do ano favorita na Rangefinder é anunciar nossas 30 novas estrelas em ascensão na fotografia de casamento. Esta prestigiada lista reconhece e homenageia os fotógrafos de casamento que estão criando uma marca indelével na indústria.
Os editores pedem aos formadores de opinião da indústria - outros editores, fotógrafos, agentes e consultores - que nomeiem fotógrafos de casamento de todo o mundo para que a consideração seja escolhida para a lista do ano. A idade não é um fator, mas o fotógrafo deve estar gravando casamentos em período integral há cinco anos ou menos. "



Embora esteja completamente impressionado e nunca encontre palavras suficientes para dizer o quanto sou grato, um grande agradecimento a algumas pessoas em especial. Ao José Portovedo e Mariana Rodrigues por terem sido os primeiros a confiar-me um casamento. Aos meus amigos João Freitas, Cristina Freitas, Paulo Santarém e Liliana Matos Almeida, por terem confiado em mim para o baptizado do Santiago e Sessão de Solteiros. Vocês que brincavam algumas vezes comigo, dizendo que um dia iam poder dizer que tinham sido os primeiros a descobrir que eu tinha jeito para a fotografia.

Á minha amiga Nancy que quando eu dizia que fazia boas fotografias (lá para os anos de 2012) me dizia constantemente que não e que precisava de fazer um curso, que precisava estudar para um dia poder fotografar como deve de ser. Nunca me esqueço dessas palavras dia após dia.

O meu mestre, que mudou a forma como eu via a fotografia, o grande Daniel Ribeiro do Estudio D em Aveiro, que contribuiu para realizar um passo tão importante para mim. Deu-me e continua a dar-me na cabeça, e é essa exigência máxima que me faz querer ser cada dia melhor. Nunca terei palavras que exprimam a gratidão pelo que fizeste e continuas a fazer sempre que preciso. Obrigado amigo.
Agradeço também a todos os que comigo se cruzaram até hoje e me ajudam a ser melhor a cada dia, a eles já dirigi palavras de agradecimento em privado, e eles sabem quem são. Muito obrigado.
Todos os meus casais e as pessoas que tive a sorte de conhecer e inspirar, todos os meus amigos e familiares que confiaram em mim, por último mas não menos importante, a visão, a sensibilidade e o profissionalismo de todos os juízes da Rangefinder. Obrigado a vocês, não apenas por terem visto em meu trabalho algo especial, mas por terem-me dado o sinal esperado de que fiz certo confiando em mim mesmo, quando entendi que o caminho a trilhar era este.
Obrigado aos meus pais e amigos mais chegados, são vocês que levam com o meu mau humor em luta de algo melhor, a minha ausência fins de semana a fio no ano. Muito obrigado pela paciência e apoio.

Uma palavra aos meus antigos clientes, e desde o primeiro dia novos amigos, Tudo o que faço, faço pela vossa felicidade e satisfação. Obrigado também a todos os meus seguidores por todos os gostos e comentários, isso significa muito para mim.
Poder ser a inspiração de alguém, é um desafio diário para mim. Poder ser um apoio, uma ajuda, nunca mudarei, ESTOU sempre aqui, se precisarem da minha ajuda ou orientação.

É um sentimento SURREAL e indescritível e gostaria de finalizar com umas palavras aos que me seguem e têm SONHOS.

Dois anos e meio de trabalho intenso e muitas noites mal dormidas. Se te achares diferente dos outros ou se não conseguires, naquele momento, o que desejas, não desistas! Grandes coisas levam tempo. Sejam pacientes e nunca parem de fazer o que amam. Todo dia faz algo que gostes, não pares de trabalhar no que te queres tornar. Sonha, mas luta pelos teus sonhos. Obstáculos existem apenas em nossas cabeças. E uma coisa importante, não te preocupes com as opiniões de outras pessoas. Só tu sabes o que é certo para ti. Não queiras mudar o mundo mas também não permitas que o mundo te mude a ti!
Este trabalho tem me dado tanto! Deu-me muita experiência de vida, mas isso é apenas um começo para mim. Não me mudou como pessoa. Aprendo todos os dias, o meu amor cresce todos os dias e é isso que mais prezo!
Essa aventura está acontecendo e mal posso esperar pela temporada 2020 !

MUITO OBRIGADO