Imagem capa - Em conversa com.... ANTÓNIO PARAÍSO por Nuno Lopes Photography
Em conversa com...

Em conversa com.... ANTÓNIO PARAÍSO

Estreio hoje uma rubrica do meu blog, que reflectem pequenas conversas que vou tendo com algumas pessoas que muito acrescentam ao mercado de Casamentos, seja de uma forma directa ou indirecta. Serão pequenas conversas, 4 a 5 perguntas mas que nos permitam crescer e melhorar o nosso serviço.

Para começar nada melhor que uma pessoa que mudou a minha forma de ver e pensar Marketing. Sem dúvida um dos players mais importantes do Marketing de Luxo a nível mundial. Falo de António Paraíso

Quem é António Paraíso ? 


Antonio frequentou escolas em Londres, Porto e Madrid.
Trabalhou como Diretor de Vendas no mercado internacional durante 19 anos, em 4 empresas, gerindo os processos de internacionalização.
Fala 5 idiomas e percorreu o mundo, desenvolvendo relações comerciais em mais de 40 países, nos 5 continentes.
Atualmente, Antonio é consultor autónomo, instrutor executivo e conferencista, trabalhando em marketing, luxo, inovação, vendas e tópicos de negócios internacionais.
Já deu palestras na Ásia, Europa e América Latina em conferências para a Procter & Gamble, Deloitte, L'Oréal, Porsche, Armani e muitas outras marcas líderes. Antonio também colaborou com o Fórum Mundial de Vendas e Marketing e escreveu artigos para revistas e blogs na Europa e na América Latina.
Actualmente escreve regularmente para a revista Marketeer e outras publicações sobre Marketing. 


O que acrescenta António Paraíso ao mercado de Casamentos ? 

Desde há 3 anos que palestra no Porto Wedding Summit para diversos fornecedores do mercado de casamentos, tendo também palestrado na Expofoto The Way 2018, bem como deu um curso de Marketing na APPImagem. Com estas palestras António Paraíso tem vindo a influenciar o marketing de alguns players do sector, e tem insistido na ideia de se fazer cada vez melhor e se comunicar de forma clara e mais focada.


Num mundo “controlado” pelas redes sociais qual o papel do marketing para o fotógrafo e quais os principais erros cometidos ?

Num mundo com tanta oferta e com as redes sociais a facilitarem a comunicação dessa oferta ao mercado, o papel do marketing e sobretudo o papel de uma marca bem trabalhada é o conquistar a confiança dos clientes, desenvolver com eles uma relação emocional e de empatia, é também o de dar visibilidade ao negócio e à competência e criatividade do profissional da imagem e por fim é ainda o papel de gerar recomendações de fans da marca e de clientes encantados.

António, se tivesse de enumerar 3 pontos principais para uma empresa de fotografia / vídeo se posicionar no mercado e conseguir não só obter mais clientes mas também os clientes mais enquadrados com o que a empresa pretende, quais seriam e o porquê de cada um desses pontos ?

Para além de uma marca bem gerida e trabalhada, como referi acima, eu mencionaria mais 2 pontos:
- Fazer networking de qualidade, apostar em desenvolver regularmente relacionamentos sociais e contactos. Os bons profissionais dão-se a conhecer regularmente, convivem com pessoas, e assim aumentam a possibilidade de serem contratados.
- Por último, é fundamental saber segmentar o mercado, saber que perfil de clientes queremos, que perfil de clientes não queremos e comunicar corretamente o “recheio” da nossa oferta, o valor do nosso trabalho, os benefícios e vantagens que justificam o preço.

Na óptica de especialista em marketing de luxo, quais os maiores desafios que se colocam nos dias de hoje aos profissionais de imagem ? Em especial os do sector de casamentos

Os maiores desafios são os de saber comunicar emoção e “seduzir” os clientes para os encantar e surpreender.


Vivemos num mundo cada vez mais padronizado, onde a informação circula mais depressa e onde várias empresas apresentam produtos similares. Será que também considera que a forma como falamos do nosso trabalho e do porquê de o fazermos tem cada vez mais importância ? Vender primeiro o valor do nosso trabalho e somente depois apresentar preços !

Sim, concordo com essa abordagem. É fundamental fazer isso. O preço é uma consequência do valor que comunicamos e podemos oferecer ao cliente.


Para finalizar, e desde já agradecendo a oportunidade de conversarmos um pouco, deixe-nos com 3 sugestões de leitura sobre marketing que possam ajudar os fotógrafos a melhorar a estratégia de vendas?


Marketing Higlights

https://www.chiadobooks.com/livraria/marketing-highlights

Livro - 17 Eur
Ebook - 3 Eur



Marketing Digital na Práctica

https://www.marketingdigitalnapratica.com


Preço - 16,11 Eur



O Livro Vermelho das Vendas


https://www.fnac.pt/O-Livro-Vermelho-das-Vendas-Jeffrey-Gitomer/a6539259

Preço - 7,20 Eur



Agradeço imenso a oportunidade desta conversa e para aqueles que pretendam aconselhamento mais aprofundado com o António Paraíso deixo os contactos

www.antonioparaiso.com

Telemóvel - 917338699



Espero que tenham gostado, e se tiverem sugestões de pessoas que queiram ver nesta rubrica estou aberto ás vossas sugestões, bem como questões que queiram colocar.