Imagem capa - Preço ou Qualidade do Trabalho apresentado ?  por Nuno Lopes Photography
Fotógrafo

Preço ou Qualidade do Trabalho apresentado ?


Preço ou Qualidade do Trabalho Apresentado ?
Como escolher o profissional de fotografia para o meu casamento?


Recentemente promovi uma sondagem no Facebook, sobre o que as pessoas consideravam mais importante na escolha de um fotógrafo de casamento.
69% das pessoas que responderam consideram que o trabalho é o mais importante, e 31% consideram o preço o mais importante.

Devo dizer que me surpreende um bocado, pois hoje em dia as pessoas maioritariamente usam portais de fornecedores de casamentos, solicitando dezenas de orçamentos e mergulhando num abismo de emails e preços. No meio desta vertigem de emails e orçamentos, pouco tempo sobra para o que realmente importa, o conhecer os fornecedores, o seu trabalho, a empatia que existe e como poderá ajudar a dar-vos um dia bem especial.

Vou-me focar por inteiro no sector fotografia, e os cuidados a ter. Assim, irei abordar alguns temas que vos irão ajudar a escolher o vosso fotógrafo. Mas desde já pensem, de todos os profissionais que irão contratar, desde o catering até ao DJ, quem irá acompanhar do começo ao fim do vosso dia? Isso mesmo, é o fotógrafo!


1 - Porque variam tanto os preços ?

Dentro da fotografia de casamento, existem um conjunto de valores que acarretam gastos ao valor apresentado. Desde o tipo de álbum, a qualidade do mesmo, o número de fotógrafos no dia, se cobram deslocações ou não, como procedem à segurança dos arquivos (quantos backups em discos externos fazem, se têm cópias em outro local que não o local dos discos), a formação que já possuem (quanta mais formação, mais capacitados estarão a um bom trabalho), a edição, o número de fotos entregue, a forma como entregam as fotografias e o prazo de entrega. Além de tudo isto, um bom profissional tem encargos com Impostos, Segurança Social e IVA dos produtos, pelo que quando se dá valores baixos a um trabalho é sempre de desconfiar.


2- O que valorizar mais num fotógrafo ? 
Vou falar do que penso, não é a regra mas é para mim o mais importante e o que mais devem valorizar. A reunião com o fotógrafo é factor primordial e essencial. 

Imaginem todas as implicações e responsabilidades de fotografar o vosso casamento, e agora imaginem um valor para esse trabalho que inclua os itens que falei acima. Qual seria um valor justo para compensar a perda de um trabalho desses caso acontecesse ?
Muito provavelmente não conseguem dar um valor, pois o vosso casamento é o dia mais especial da vossa vida, uma expectativa tremenda. Para um dia desses, e para a única coisa que irá perdurar pra sempre desse dia, atribuem a escolha ao factor preço ? 
Somem isso, junto com o estilo, a experiência e técnica, e adicionem a responsabilidade, e toda essa mistura de qualidades define valor. No meu caso acresce o desenho de capas e álbuns a cargo do Celso Modeneze, conforme as imagens demonstram, um dos melhores profissionais do mundo nessa arte. 


A fotografia de casamento vai muito além do preço, ela contém a emoção dos noivos no dia mais feliz de suas vidas e a identificação com o profissional que estará presente neste dia é fundamental! Tal escolha vai lhe resultar em um registro incrível e diferenciado.




Pensem muito bem na escolha do profissional para a vossa Fotografia de Casamento, pois é o trabalho dele que vai guardar as lembranças para a eternidade. Eu costumo dizer muitas vezes, que os meus clientes não são os NOIVOS mas sim os filhos, os netos, é para eles que tento montar uma história fotográfica que permita no futuro ter uma percepção de como foi o dia de sonho dos pais / avós, de como viveram o dia.

Outra premissa, esta mais pessoal, em cada casal que fotografo vou ganhando amigos para a vida (com quem regularmente falo), e isso é feito de forma totalmente genuina, e essa abordagem permite que no dia as fotografias saiam mais espontâneas e naturais. Esse é um dos factores diferenciadores, assim como outros fotógrafos têem os deles.

E lembre-se, como diz o povo "O Barato (pode) Sai(r) Caro"

Se gostou do artigo, comente e caso vá casar ou conheça alguém que o vá fazer, clique no botão abaixo