Imagem capa - 6 Razões para não usarem telemóvel num Casamento por Nuno Lopes Photography
Dicas e Sugestões

6 Razões para não usarem telemóvel num Casamento

A cada dia que passa, cada vez mais casais decidem solicitar que não se use aparelhos electrónicos (telemóveis e/ou tablets).
Enquanto uns pedem isso de uma forma gentil, outros alertam que no local irão estar profissionais de qualidade, cujos serviços são pagos e que necessitam de ter a tranquilidade de poder captar todo o evento sem terem de se preocupar se de repente alguém corta o ângulo de fotografia.

Assim, irei tentar resumir algumas das razões.



1 - Aproveite o momento e Participe no Casamento

Façam o vosso papel enquanto convidados, honrem o casal que vos convidou a estarem presentes e participarem de forma activa na celebração do amor deles. Conversem e socializem com os demais convidados, em vez de estarem nas redes sociais.

2 - Deixe as equipas de fotografia e video trabalharem

Sem querer, ao tentar captar mais umas fotografias para guardar no telemóvel, está a perturbar o trabalho de uma equipa que o casal teve tanto cuidado em escolher. No momento de fazer mais uma foto lembre-se deste conselho. 



  3 - Fotografias Profissionais ao seu acesso

Estas equipas de fotografia logo logo facultam os registos aos noivos e vocês terão acesso a retratos lindissimos, muito mais naturais e cativantes, pois melhor que fotografar pessoas a mexer nos aparelhos electrónicos é o captar sorrisos radiantes oriundos de boas conversas.
 Letreiro de - theheartandhandshop


   photo: Wedding Camera Phones

4 - Razões Legais e Redes Sociais

O casal deu autorização aos profissionais para tirarem fotografias e captarem video, com os devidos direitos de imagem. Nós fotógrafos temos noção das regras de direitos de imagem, e sabemos respeitá-las, incluindo nesse aspecto as redes sociais. E vocês que fotografam com o telemóvel, têm autorização de quem fotografam, inclusive para postar fotos nas redes sociais ou fazer lives nas redes sociais, sendo que com isso estão a violar várias regras de direitos de imagem e direitos de privacidade ?

5 - Quebrar regras de Protocolo e de bom senso

Dizem que o noivo e a noiva não se devem ver antes do altar, no entanto, já encontrei um relato de um casamento onde alguém postou uma foto da noiva saindo de casa, e o noivo recebeu o alerta da publicação e viu a foto. Acham correcto passarem por cima de quem tanto gosto teve em vos convidar ?  

6 - Perturbar ou estragar uma boa fotografia
Na ânsia de querer ter uma foto, muitas pessoas mudam a posição corporal, e nesse momento, sem querer pode estragar o trabalho de quem foi escolhido a dedo para fazer um bom trabalho. Aquele ângulo em que a noiva entra e o fotógrafo esteve esperando minutos, para oferecer ao casal uma fotografia linda do momento, e de repente alguém resolve sair do banco e vir no meio e colocar o telemóvel bem na frente... Essa fotografia NÂO DÀ PARA REPETIR.

No próximo casamento que forem lembrem-se de tudo isto, preocupem-se em viver o momento, desfrutem do dia para o qual foram convidados, honrem esse convite participando de corpo e alma e sem aparelhos electrónicos.

E só mais uma deixa, estejam todos na igreja quando o noivo entrar e também quando a noiva o fizer. Afinal de contas, eles merecem que estejam presentes nesses momentos tão importantes, e não somente na parte da festa.

E vocês, são a favor de casamentos desconectados ?