Imagem capa - DICAS APOIO À ESCOLHA DO FOTÓGRAFO CERTO PARA O VOSSO CASAMENTO por Nuno Lopes Photography
Dicas e Sugestões

DICAS APOIO À ESCOLHA DO FOTÓGRAFO CERTO PARA O VOSSO CASAMENTO

Olá noivos, tudo bom? 


Sou Nuno Lopes e hoje venho com um tema importante, quem devem escolher para fotografar o vosso Casamento, o dia mais importante da vossa vida.

Neste artigo irei abordar alguns pontos importantes que convêm reterem, e em breve, irei escrever sobre um detalhe muito importante – As armadilhas que esconde um preço baixo de um Fotógrafo de Casamentos. 


Mas hoje, vamos focar exclusivamente no que devemos priorizar quando tentam escolher o Fotógrafo do vosso dia. 


1. Empatia: Seguramente já visualizaram imensas fotografias de Casamentos, viram que estilo gostam, e nessa altura devem agendar uma reunião, ver que sensação vos transmite o fotógrafo, que tipo de empatia é gerada! Afinal, no dia do casamento, o Fotógrafo é a pessoa que vai estar com vocês o dia todo.

2. Opiniões: Seja no Facebook ou no próprio site do Fotógrafo, uma dica muito importante é saber o que os clientes estão falando dele, no Facebook temos as avaliações e isso é uma maneira de perceber o que os clientes pensam dele e como trabalha, mesmo que o Fotógrafo apregoe que é o melhor, a melhor e mais sincera opinião vem sempre dos clientes que já foram atendidos por ele, tente perceber essas opiniões e Criticas.




3. Analise de material completo: Visitaram uma plataforma de Casamentos, adoraram as fotografias, reúna e tente ver como o fotógrafo apresenta o seu trabalho. Muitos fotógrafos colocam online somente as melhores das melhores, tente ver como funciona o fotógrafo no casamento, peça para ver um álbum dele, e se tiver uma galeria com as fotos de um casamento inteiro. Um casamento é tem fotografias excelentes, outras boas e outras fotografias médias! Não arrisque, peça para ver um casamento completo dele.

Pensamento generalizado é de que basta o fotógrafo por ter fotografias bonitas e um site todo lindo, ou imensoes seguidores em redes sociais, e que tudo correrá muito bem no dia do seu casamento, mas acreditem, existem muitos outros critérios importantes, tais como: 

 

4. Educação: Este é um ponto que é ignorado na hora de contratar o Fotógrafo, pensem em tudo, apercebam-se do jeito dele na reunião, vejam como possivelmente ele vai tratar os vossos convidados na festa, se é simpático e educado. Um bom profissional está sempre disponível, de sorriso no rosto e fazendo tudo pelo sucesso da festa.

5. Paciência:Um bom fotógrafo tem muita paciência com os noivos, além de ter o dom de entender o que os noivos necessitam, tem de ser um amigo, pois a contratação do fotógrafo ela é muito pessoal e sem sombra de duvidas ela é uma das escolhas mais difíceis, pois a noiva e o noivo estão dando ao fotógrafo o  registo do dia mais importante das vidas deles, e enquanto fotógrafos temos de fazer de tudo para sentirem segurança, perderem o nervosismo seja no dia do casamento, mas também na sessão de solteiros. 







6. Formação e Motivação: Nem todos os fotógrafos sentem necessidade de efectuar Workshops regularmente, seja pelo custos associados, seja por sentirem que não necessitam. Esse é um dos grandes erros. Vejam se o fotógrafo que vos agrada tem feito alguma formação recentemente, falem com ele e tentem perceber a alegria e motivação dele ao falar do casamento, tentem entender se ele vos está a vender somente um produto ou se realmente ele tem motivação para vos fornecer um bem diferenciado, uma experiência. A fotografia é uma arte em que as tendências estão em constante mudança, em que existe um aprimorar cada dia maior, e por isso é muito importante o profissional tentar sempre a sua melhoria constante! Analise as diversas páginas que ele tenha, seja um site, um blog, ou redes sociais, perceba se ele respira foto, se vir que esse fotógrafo vive fotografia a 100%, se faz formação regular ou participa em eventos de fotografia, então podemos dizer que é alguém que procura sempre melhorar e realmente tem a motivação necessária para vos proporcionar um trabalho diferenciado. 


7. Fujam das promoções / milagres de preço:  A fotografia é composta de equipamentos caros, e um bom fotógrafo tem anualmente investimentos elevados, em formação, manutenção de equipamento, sistemas de backup e de segurança, novos equipamentos. Não corram atrás do preço pois como diz o povo, o que é barato por vezes sai caro.

8. Importância da Reunião: A Importância da reunião é extrema, nela vão conseguir avaliar todos os pontos que foquei acima e terem uma percepção maior sobre o profissional. Acreditem, faz mesmo toda a diferença.



Procurem um profissional que vos transmita empatia, personalidade e que gostem, com quem sintam confiança, e muito importante, a ligação que exista é algo IMPORTANTE para que a vossa escolha não se transforme em decepção e pesadelo.  

 

9. Referências: Tente encontrar referências e amigos que conheçam o trabalho do fotógrafo de perto, fale com eles! Afinal, eles são pessoas avalizadas para vos transmitir o que acham do fotógrafo.


10. Perguntas que não podem faltar em sua Reunião:
 Quanto tempo fica na festa?
Qual estrutura de salvaguarda de fotografias?
Quantos fotógrafos trabalham no dia?
Entregam quantas fotos do casamento?
Como funciona a questão de prazos de entrega, expectactivas de entrega e forma de entrega? 

Referencias Atuais de Clientes?
Quando foi realizado Seu ultimo Casamento?
Quantos Casamentos faz por Mês?



Caros noivos, espero com este extenso post vos ter ajudado e qualquer dúvida, estou ao vosso dispor,
através do meu email nunolopesphotography@gmail.com


Pretende Esclarecimentos - Contacte-me


Um grande abraço a todos e boas pesquisas

 

Nuno Lopes