27/03/2023 às 20:31

IA e Fotografia - Ameaça ou Oportunidade ?  

218
5min de leitura

Sempre fui um curioso e apaixonado por Tecnologia, por gadgets e até no liceu descobri a Paixão pela Programação e Informática, sendo que em vez do tradicional liceu, tive um Curso Técnico Profissional do 10 ao 12º Ano, de Informática de Gestão, e com uma carga de 19h semanais de programação. Por isso, e apesar de amar e viver fotografia, tento sempre perceber o que vai aparecendo de novo e que pode mudar o rumo da evolução. Foi isso que senti com a Inteligência Artificial (IA) !

Um alerta, todas as imagens deste post são imagens criadas por mim com recurso a Inteligência Artificial.

Com este artigo trago um pouco da minha opinião sobre o impacto da IA na Fotografia, se (na minha opinião claro) é uma ameaça ou uma oportunidade!

A inteligência artificial (IA) já está a transformar a fotografia de maneira incrível e a sua importância no futuro da fotografia é inegável. A IA pode e tem vindo a ajudar os fotógrafos a melhorar a qualidade das imagens, reduzir o tempo de edição e aumentar a eficácia das suas operações. Aliás, já temos IA inserida nas máquinas com que fotografamos, nos programas de edição e até na forma como é feita a gestão e vendas.

No entanto, com o surgimento de novas tecnologias, também surgem novas ameaças e oportunidades.

Neste artigo, tentarei identificar aquelas que acho serem 5 principais ameaças e as 5 principais oportunidades da IA na fotografia, bem como como isso pode afetar o negócio da fotografia e em especial a fotografia de casamento.

As 5 principais ameaças da IA na fotografia:

  1. Competição aumentada - Com a melhoria das tecnologias de IA, cada vez mais pessoas têm acesso a ferramentas que antes eram reservadas apenas para profissionais. Isso pode levar a uma maior concorrência no mercado de fotografia, especialmente em áreas como fotografia de casamento. Não só a nível das máquinas como agora até nos telemóveis, com o surgimento de equipamentos com sensores muito melhorados, e claro, máquinas com imensa tecnologia que permite a mais pessoas obterem melhores fotografias.
  2. Desvalorização do trabalho - Com a IA sendo capaz de realizar tarefas que antes eram feitas por humanos, há o risco de que os clientes valorizem menos o trabalho dos fotógrafos. Nota-se já um crescente desejo de verem as fotografias quase que instantâneas, pois devido ao advento dos telemóveis as pessoas habituaram-se a ter a imagem no momento.
  3. Perda de controle criativo - A IA pode ser uma ferramenta poderosa para editar imagens, mas também pode levar a uma perda de controle criativo por parte dos fotógrafos.
  4. Falta de personalização - A IA pode tornar as imagens mais parecidas e padronizadas, o que pode resultar em menos personalização para cada cliente. Aqui penso que não é uma ameaça somente da IA mas também das redes sociais, onde podemos assistir a um enorme conjunto de fotografias extremamente similares.
  5. Privacidade e segurança - Com o uso da IA na fotografia, pode haver uma preocupação crescente com a privacidade e segurança dos dados dos clientes.

As 5 principais oportunidades da IA na fotografia:

  1. Melhoria da qualidade da imagem - A IA vai ajudar a melhorar a qualidade da imagem, eliminando ruídos, corrigindo exposições e melhorando as cores (já está a fazer com o aparecimento de softwares de ajuda na edição).
  2. Aumento da eficiência - A IA pode ajudar os fotógrafos a serem mais eficientes em sua produção, permitindo que eles entreguem imagens de alta qualidade mais rapidamente.
  3. Automação de tarefas repetitivas - A IA pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas, como a organização de fotos, a identificação de rostos e a marcação de fotos.
  4. Personalização - A IA pode ajudar os fotógrafos a fornecer imagens mais personalizadas para seus clientes, por exemplo, ajustando as configurações de cor para melhor se adequar às preferências do cliente.
  5. Novas oportunidades de negócios - A IA pode levar a novas oportunidades de negócios, como a criação de bancos de imagens com IA ou a oferta de serviços de IA para outros fotógrafos.

Estamos na fase inicial, a evolução que verifiquei nestes 3 meses foi gigante, mas sou muito honesto com vocês, acho que a IA vai ajudar muito mais que prejudicar. Hoje em dia, todas as obras que vêem geradas por IA são a pedido de um ser humano, e mesmo os textos escritos, é com base em outros que já existiam e criados pelo Ser Humano. Dito isto, penso que a IA vai ajudar a que cada vez mais a Criatividade Impere, pois o mundo da IA é feito de padrões, de dados e análise de dados, faltando aquele factor que marca os nossos primeiros anos de vida, o de Curiosidade, de quebramos padrões e buscarmos ir para lá do normal (agora deu saudade dos tempos de criança)

A IA está a mudar o mercado da fotografia de casamentos, mas na minha óptica também está a aumentar o valor de algo que sempre foi o diferencial nos artistas, a CRIATIVIDADE ! Embora a IA ajude os fotógrafos a produzir imagens de alta qualidade para os seus clientes, aqueles que sempre valorizaram o nosso trabalho, esses vão continuar a fazê-lo mas com um factor adicional, o HUMANO ! O que pretendo dizer é que num mercado tão padronizado (seja em termos de imagem, de edição, de ideias), o que vai ser o factor WOW é as imagens Diferenciadas, mais criativas e claro a experiência proporcionada ao cliente.

Finalizando, a IA pode criar imagens, pode gerar retratos e imagens incríveis, mas não pode substituir a Habilidade e Perspectiva Única do Fotógrafo Humano. A IA pode realmente ser uma ferramenta poderosa mas vai ser sempre o lado humano dos fotógrafos que vai ser valorizado pelos clientes.

Afinal de contas, quem vai querer obter as imagens dos momentos de um dia especial, todas geradas por um computador que nunca esteve lá ou gerada por um robot com recurso a uma lista de pontos a fotografar e obter imagens exactamente iguais ás de mais milhões de casais pelo mundo fora?

Sei que este artigo tem imensas falhas e possíveis melhorias (afinal de contas foi um humano a escrevê-lo), mas é um tema que adorava ouvir a vossa opinião, o que acham, se sentem ameaçados pela IA, se acham que o futuro vai ser brilhante, se concordam ou discordam com o que escrevi, no fundo, mais que um artigo foi um desabafo de quem tem andado inquieto com este tema, e com as possíveis repercussões para o mercado da FOTOGRAFIA !

Assim, peço que me deixes a tua opinião, ajuda-me a perceber melhor o rumo que estamos a seguir, e claro, partilha com colegas e amigos, quantos mais opiniões obtiver melhor será a minha perspectiva.

Obrigado desde já ! Espero que este meu soltar de pena tenha sido interessante !




27 Mar 2023

IA e Fotografia - Ameaça ou Oportunidade ?  

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL