30/10/2019 às 14:04

ERA UMA VEZ - Projecto Fotografia Documental Familia

2318
4min de leitura

ERA UMA VEZ...

É assim que começam todas as histórias, e por me considerar um contador de histórias visual, criei um projecto novo a começar em breve. Irá chamar-se ERA UMA VEZ, e vai ter várias vertentes, 4horas, 8horas, 12horas e 24horas. Seja um aniversário, um jantar de familia, uma festa de amigos, ou até uma lua de mel. Vocês dizem qual a história que desejam que eu conte e acertamos os detalhes.Todos sabemos que as fotografias têm esse poder de nos causar sentimentos ímpares, de nos fazer recordar e viver de novo aquele movimento captado. Irei estar com vocês de uma forma discreta, sem interferir, captando o vosso dia a dia, a vossa festa, o vosso momento, e transportar isso para imagens incríveis. No último ano muitas das minhas inspirações para criar melhores memórias do dia de casamento eram fotógrafos de família, em especial uma pessoa que tenho orgulho de dizer que é minha amiga, a Marisa Martins.  Este projecto andava aqui escondido, guardado e com medo de o fazer sair da caixa. No entanto, conforme ia falando com ela, e ao assistir à palestra dela no Inspiration, fez-me ter vontade de por ano criar algumas histórias, de dar a algumas famílias pedaços sem preço. Obrigado minha amiga, és e serás uma fonte de inspiração. 

Estes vão ser os dois logotipos identificativos da imagem deste projecto. O texto escrito a direito será aplicado em todos os álbuns deste projecto, e o selo redondo irá ser colocado em todas as fotografias geradas neste projecto. A concepção e criação destas 2 belissimas peças foi de Elodie Brito, podem encontrar mais sobre o trabalho dela em (cliquem nos links e acedam ao trabalho dela)Facebook - L'imaginationInstagram - Imagination_GraphisteUma das histórias que me marcou em 2019 e que foi uma das sementes deste projecto, vou-vos contar a seguir.ERA UMA VEZ em Aylesbury

Viajei para Inglaterra para ir fazer uma sessão de solteiros numa sexta feira e o casamento no Sábado. No dia que aterro no aeroporto de Luton, quinta feira a noite, sou recebido pelo Justin e Carmen e a noticia de que o dia seguinte seria diferente, não iríamos a Oxford nem a outros locais que pretendiam, pois a casa que tinham comprado ia ser escriturada no dia seguinte e como tal teriam de fazer a mudança de casa no dia previsto para a nossa sessão e véspera do casamento deles. Imaginem como eles se sentiam, mas desde logo lancei o desafio de fotografar a mudança de casa. Confesso que sempre que olhos estas fotografias recordo um dia único na vida deste casal. 

Há momentos que não valorizamos as memórias, não olhamos as fotografias com o mesmo valor que elas merecem. Mas para este casal, estou certo que cada uma destas fotografias traz á memória um conjunto de sensações, de bons e maus momentos, guardámos para sempre pedaços da vida deles, o local onde viveram até casar, o dia anterior ao casamento, e claro, não podia deixar de ter o meu toque de humor, de tentar mostrar momentos diferentes, momentos que marcam. 

Como não querer guardar momentos assim ? Olhem o casal com a mãe do noivo, contemplando recortes, fotografias de álbum de criança dele, fotografias de vários momentos da vida dele. E como relembram esses momentos? Contemplando as memórias que um dia fotografaram. Esta é a base do meu projecto, guardar pedaços da vossa vida, memórias e ver te em papel, em álbum e fotos impressas.

Daqui a uns anos, o casal vai olhar estas fotografias, lembrar dos ultimos beijos na sua antiga casa, o ultimo pôr do sol. Bem como as memórias dos primeiros momentos na nova casa. Da noiva a maquilhar se para poder fazer uma fotografia na casa nova. Tudo registado. Até o momento em que já com a chave da casa nova, entram nela.

Esta fotografia representa muito. Representa o momento em que no meio das mudanças sabem que está feita a escritura e que são oficialmente donos da nova casa, quanto não vale esta fotografia para um casal que no dia a seguir oficializou a sua união, esta fotografia foi feita ao final da tarde, a pouco menos de 20h do casamento. Noivo, noiva e mãe da noiva, num abraço de união, de felicidade, de alívio por tudo ter corrido bem. Daqui a 20 anos quanto não valerá uma memória destas ?

A primeira refeição na casa nova, sacos por todo o lado, abriram somente o essencial. São momentos como estes que têm de ser guardados, registados de forma a nunca se perder pedaços da nossa história. 

Muitas mais fotografias guardam eles destes dia incrível, olhando muitas destas fotografias relembro momentos incríveis na minha vida, momentos em que fui acolhido como sendo mais um elemento da família, momentos que sempre guardarei com carinho. E se para mim têm valor, imaginem para esta família, em especial quando tiverem filhos e netos, mostrar como foi o dia da véspera do casamento deles. E tu, queres guardar um pedaço da tua história. Lanço o desafio de criares o titulo da tua "ERA UMA VEZ" e vamos juntos criar MEMÓRIAS INESQUECÍVEIS. 

Para quem pretender ter o privilégio de ser um dos eleitos para ter a história registada, CONTACTEM-ME

30 Out 2019

ERA UMA VEZ - Projecto Fotografia Documental Familia

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL