24/10/2019 às 13:59

1 Ano de Alboom - 365 Dias a Ganhar - Análise de Fundo ao meu Workflow

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Em setembro de 2018 andava perdido, vários pedidos de vários canais, mail, Facebook, casamentos.pt e sentia necessidade de ter um fluxo estável, meu, controlado e gerido por mim. 

Pesquisei, comecei a usar alguns, e criei o meu site com o Alboom Prosite pela facilidade de actualizar e tinha o blog que eu desejava. Mas sentia falta de ter algo que sempre usei no meu outro trabalho, o CRM que eu usava antes mesmo do banco ter. E por saber como são ferramentas poderosas comecei a testar vários, até que resolvi integrar o CRM ALBOOM no meu fluxo de trabalho. De início confesso que não lhe achei piada, difícil, duro de entender, muito menos práctico que o site. Fui chateando o Ricardo Moreira e como o CRM interagia bem com o meu site  fui mantendo mas numa óptica de dar 1 ano e se não gostasse migrar pra outros. 

Mas voltemos ao site, eu quando comecei no mundo da fotografia disse à mim mesmo que não queria estar muito tempo nos portais de casamento, em especial a pagar, pois era dinheiro que eu não via como era utilizado, que pedidos me chegavam, e se não havia tempo perdido com clientes que não se identificavam com o meu trabalho mas enviavam pedidos a todos. E tempo é Dinheiro. Fui fazendo uns testes com o site já com alguns trabalhos, usando os anúncios do Facebook, e os resultados começaram a surgir. 

Estes eram os meus visitantes de 1 de Outubro a 30 Novembro de 2018. Poucos sim, mas ai algo começa a mudar. Eu no blog escrevia sobre temas que não puxavam por visitantes, bem como a publicidade feita era pouca. E em termos de trabalhos publicados também tinha pouca coisa. Acima de tudo dava prioridade a outros locais para publicar o que ia fazendo, nomeadamente redes sociais e portais de casamento, investia ai o meu tempo e o meu dinheiro, e os resultados obtidos eram estes, reduzidos, pequenos.

Em Dezembro (sim, somente em 31 dias), estes foram os visitantes. Aproveitando a época de Natal, e com uma série de artigos mais vocacionados para captar clientes, estes foram os resultados.Exemplos de Artigos publicados

DICAS APOIO À ESCOLHA DO FOTÓGRAFO CERTO PARA O VOSSO CASAMENTO - 367 visualizações (total até hoje)

Álbum Sessão Trash the Dress - Madeira (715 visualizações - total até hoje) 

Um bom uso de publicidade, e comecei a notar melhorias. Neste periodo de tempo começaram a surgir pedidos via site, e entravam directamente no meu CRM. De repente, comecei a ver que tinha tempo para outras coisas, que podia dedicar-me a fotografar mais. 

De repente tinha um fluxo certo, sério e controlado por mim. 

Vou explicar nalguns passos como fiz.

1 - Site actualizado e com vários trabalhos, em especial com artigos de blog regulares. Pelo menos um artigo por mês, mas o ideal é ter um por semana ou de 15 em 15 dias. Que artigos escrever? Falem sobre como trabalham, como preparam sessões, ajudem com dicas de casamento, reportagens de casamentos. Há tanto para escrever.

2 - Publiquem nas redes sociais o link dos trabalhos, dos artigos do blog, peçam para serem partilhados. Isto aumenta o fluxo de visitas do vosso site, o que vos leva a subir no ranking Google da zona que pretendem atingir. 

3 - Cria um anúncio do Facebook com um grupo bem definido de clientes alvo. 

O que aconteceu com estes 3 passos? Passei a receber pedidos de orçamento via site, a entrarem directamente no fluxo de vendas do CRM, onde tenho email personalizado a dizer que respondo em breve, recebo um alerta via email e aumentaram as visitas no meu site. Comecei a verificar que eram pedidos mais seguros de haver reunião, de fecharmos negócio, e de ter um retorno do Dinheiro investido. 

Passei a conseguir inserir um casamento com 100 fotos em 10minutos, sem trabalho nenhum. Tenho casamentos com cerca de 1200 visualizações, outros com mais, e isso trouxe uma quantidade de visitas ao meu site incrível, muitos potenciais clientes que entram e que vão espreitar o meu trabalho.Hoje em dia, tenho estes numeros em termos de site

De salientar que 2 dos trabalhos foram publicados há menos de uma semana, e como tal ainda terem poucas visualizações. Julgo que são números bastante esclarecedores.  Nestes últimos 60 dias tive 8 pedidos via site, sendo que coincidem com os dias em que vou publicando trabalhos (por norma). Efeito de publicitar e ao mesmo tempo os amigos e conhecidos dos casais que fotografo, ao verem o resultado pedirem orçamento.

Se formos mais longe e analisarmos a prestação no GOOGLE.COM, procurando por fotógrafo casamento coimbra (a minha área principal de acção) vemos os seguintes resultados

Em primeiro estão os portais de casamento muito graças a todos os que por preguiça de terem um site próprio, vão alimentando de conteúdo estes ditos portais. Nas 4 primeiras posições vemos 2 do Casamentos.pt e 2 do Zankyou, Depois temos a Associação de Fotografia de Casamentos Mywed.com (talvez a maior do mundo em termos de fotografias e fotógrafos).

Depois destes grandes portais e directórios de fotografia e fotógrafos, o primeiro site que aparece é o meu, resultado de uma planificação, organização e acima de tudo, de vontade de querer ter controle sobre os gastos, sobre as publicações e com uma vantagem para os meus clientes, no meu site tem área de clientes (CRM para os clientes), sabem quando têm de pagar, sabem quanto já pagaram e sabem o que contrataram.

Esta foi a maior vantagem que obtive com a ALBOOM. Flexibilidade, facilidade de uso, rapidez de fluxo e acima de tudo, um controle quase total.Durante a época de inverno crio uma grelha de publicações para o blog, preparo textos, entrevistas, seja o que for, e na altura de mais trabalho tenho algo para ir alimentando o blog e com isso gerar tráfego para o site.Ainda não comecei a usar muito o GOOGLE ADS mas esse é o próximo passo, bem como campanhas de marketing mais agressivas e em breve ter as galerias dos noivos e dos convidados também alocadas ao meu site.  

 Em jeito de conclusão, deixei de estar dependente de um portal que usava as minhas fotografias para se promover a ele próprio, deixei de ter dinheiro investido sem saber como era direccionado, e agora sou eu que controlo, que oriento o meu portfolio, que oriento os gastos e mais, consigo ter as campanhas quando pretendo.

se querem saber mais juntem-se ao grupo do facebook 

COMO VENDER COM ORGANIZAÇÂO

Mas se pretendem começar a adquirir algum produto ALBOOM e ter o meu apoio no uso, 

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24 Out 2019

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